Equipes realizam teste para verificar funcionamento de radares em Araguaína

0
223

Verificação anual será realizada nesta quinta (27) e sexta-feira (28) em três equipamentos. Radares de Araguaína são aferidos pela Agência Estadual de Metrologia
Luis Fernando Lima /Governo do Tocantins
Equipes da Agência de Metrologia do Tocantins realizam, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a verificação periódica de três radares na cidade de Araguaína, norte do Tocantins.
Os testes serão feitos nos seguintes locais:
Avenida Perimetral Oeste – quadra 04, lote 01, no setor Universitário (no sentido norte e sul);
Avenida Santos Dumont – Nº 1415, no setor Aeroporto (no sentido leste);
Avenida Cônego João Lima – Nº 1055, Vila Rosário (no sentido noroeste).
Em todas as vias a serem aferidas, a velocidade regulamentada é de 50 km/h. São dois radares novos, com a verificação inicial e um radar com a verificação eventual.
A verificação atende a um regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, o qual obriga a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.
O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias e rodovias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado Inmetro.
Como são feitos os testes
Para aferir os radares, um veículo oficial Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo.
De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
No caso de radar novo, o teste é ampliado por dez vezes.
Em caso de reprovação, os radares não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins