Lajeado - To

O Município de Lajeado tem origem em algumas controvérsias. Antes mesmo da invasão dos bandeirantes no norte goiano em busca de jazidas de minérios e da captura de índios para escravização, esta região foi habitada por povos nômades a milhares de anos como mostram as pinturas rupestres encontradas no sítio Arqueológico do Canuto e no Poço da Onça neste município. Os índios Xerentes também habitaram essa região por muito tempo. Entretanto, com a chegada do “homem branco” foram se afastando para o norte, se fixaram na área do Funil onde vivem hoje, município de Tocantínia.

Histórico

O lugarejo, que teve como seus primeiros moradores o desbravador Sérgio Monteiro e sua esposa Dona Maria Monteiro, se consolidou como povoado, depois que um dos filhos do casal, Justiniano Sales Monteiro, um visionário futurista, efetivou o comércio fluvial na região, feito pelo rio Tocantins. Foi ele também o responsável pelas primeiras construções públicas na região como a construção da primeira capela de Lajeado - a Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência e a histórica Usina Hidrelétrica do Lajeado, inaugurada em 1971. Justiniano Monteiro é considerado, pelos lajeadenses, o fundador da cidade.

Turismo

Morros, serras, cachoeira, balneário e um traço marcante do artesanato do Tocantins. Tudo isso você encontra nesta pequena cidade, localizada a 54 km de Palmas. A diversão do visitante começa já na estrada, de onde se pode começar a apreciar monumentos como o Morro do Leão e o Morro do Segredo. É também a caminho da cidade que se pode visitar o Mirante da Serra do Lajeado e ver do alto a majestosa natureza desta região.

LOCUTOR online